sexta-feira, 27 de abril de 2007

Inkscape

Sejam benvindos ao mundo do Inkscape! É um programa de edição de imagem vectorial, que permite criar e editar imagens em formato SVG (Scalable Vectorial Graphics). É opensource, por isso, toca a fazer o download!

Ainda hei-de aprender a trabalhar melhor com isto. Confesso que, à partida, me soou bastante ao antigo Corel Draw - do qual não gostava muito. :$ (:
Mas depois, achei mais fácil de perceber as ferramentas a um nível mais básico. Até consegui desenhar um dos logótipos da REV. :) Mas era só texto... não apresentava grandes dificuldades.

Bem, de volta ao Inkscape, que ainda não descobri porque é que ao gravar fico com rectângulos cinzentos em vez de caracteres cinzentos! :x

Mais info - Inkscape [Wikipedia PT]

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Ajuda

Alguém me explica como é que testo um site em offline?
Senão for possível ao menos que me digam se ainda tem sentido eu estar a fazer um site, visto que não vai estar online e não.
-_________-

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Análise heurística e testes com utilizadores _ SiFEUP 3

Análise heurística [Parte 2]


6. Ajuda aos utilizadores a reconhecer, avaliar e evitar erros e a recuperar destes:

_ Conformance question: O sistema ajuda os utilizadores a evitarem erros e a recuperarem destes?

_ Evidence of conformance: O sistema não tem qualquer meio de ajuda a quem navega. Facilmente, o utilizador perde-se e não sabe que caminho percorreu nem qual deveria ter percorrido.

_ Motivation: O site deveria ter maior visibilidade em itens como o "caminho das formigas" - o caminho que o utilizador percorreu até chegar a um determinado conteúdo. O que se verifica é que existe um falso "caminho das formigas" apresentado junto ao cabeçalho do site. Este engano induz o utilizador em erro, levando-o a pensar que afinal percorreru um caminho errado e que haveria um caminho mais directo que o levasse ao mesmo conteúdo, assim como faz com que se associe esse falso caminho aos passos a dar numa navegação futura.




7. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real:

_ Conformance question: O site utiliza termos comuns à vida corrente dos utilizadores ou recorre a termos demasiado específicos?

_ Evidence of conformance: Neste caso, o sistema não tem erros a serem apontados. Os nomes dados aos itens, assim como os objectos apresentados, são facilmente inteligíveis por quem está a navegar no site. Além disso, não se justificaria que, num site que cobre um público-alvo tão vasto, fosse muito técnico, até porque é um sistema de informação e não um site técnico específico.

_ Motivation: Aqui não há falhas a apontar, daí que não sugira melhorias.





8. Ajuda e documentação:

_ Conformance question: O sistema tem documentação que auxilie o utilizador na sua pesquisa e navegação?

_ Evidence of conformance: O Sifeup apresenta um mapa de páginas bem organizado, com todos os conteúdos presentes no site, assim como um motor de pesquisa com várias opções que permitem alguma filtragem. Porém, este último, o motor de pesquisa, apresenta frequentemente imensos resultados - demasiados - para que o utilizador consiga ou tenha vontade de procurar aqui que realmente deseja.

_ Motivation: No caso do Sifeup, considero muito relevante a presença de documentação e de motores de ajuda a quem visita e navega no site. O site tem imensos conteúdos, os quais muitas vezes estão em pontos ilógicos ou de difícil acesso. Posto este problema, as informações de ajuda devem ser fáceis de encontrar e de ter no utilizador o seu ponto central; isto é, devem ser claras, concisas, directas e listar as informações a dar. Devem estar sempre presentes em todos os momentos da navegação.


9. Prevenção de erros:

_ Conformance question: Uma melhor estruturação do site previniria os utilizadores de cometerem erros que agora cometem?

_ Evidence of conformance: Os erros são a principal fonte de frustração, ineficiência e eficácia durante a navegação em website. O Sifeup não é excepção. O site não dá informações extra sobre os menus, submenus e objectos que se podem encontrar no sistema. Poderia ser de avaliar uma hipótese em que as pequenas tags fossem mais descritivas quanto aos conteúdos de um menu, por exemplo. Seria também de reavaliar os falsos "caminhos de formigas", enganadores para quem navega no site e sem qualquer lógica e consistência em alguns casos.

_ Motivation: Tendo em conta que os erros são a principal fonte de frustração, ineficiência e eficácia durante a navegação, um redesenho do site, ainda que não a um nível muito profundo para que não se perdesse a identidade já criada, poderia ajudar os utilizadores a não se enganarem tantas vezes e a não terem que recorrer à pesquisa e ao mapa do site.


_ Não avaliei a heurística sobre Design minimalista, uma vez que não achei muito enquadrado neste sistema. Poderia, de facto, ser adoptada uma organização e uma estrutura mais minimalistas, mas não teria que ser esse, necessariamente, o ponto de partida para uma reestruturação e optimização do Sifeup. Aqui, teria, quase que forçosamente, que comparar este sistema ao Sigarra da Faculdade de Ciências e ao site da Faculdade de Belas-Artes da UP. Em relação ao primeiro, temos as mesmas informações (em categorias e volume) apresentadas num layout e numa interface diferentes, muito mais organizadas e de navegação muito menos complexa. O site de Belas-Artes funciona de modo diferente. Em vez de aceder directamente ao Sigarra da faculdade, o utilizador é levado para o site da faculdade, o qual já contém muitas das informações necessárias aos utilizadores e que poderiam ser o motivo da visita. Caso queira uma informação só disponível no Sigarra, como as bases de dados de pessoal docente e discente, o utilizador pode visitar o Sigarra, através do link existente no site da FBAUP. Caso não o deseje, navega num site mais simples e limpo, experienciando uma navegação muito mais agradável.


_ Conclusão:

É difícil de se conseguir disfrutar de uma navegação serena e pacífica no Sifeup, mesmo já se conhecendo o funcionamento e estrutura deste site.
No teste com utilizadores, a amostra disponível não era muito abrangente, pelo que tentei seleccionar os tipos mais diferentes.

Todos os utilizadores são alunos de Comunicação Multimédia, 4º ano. O que os distingue mais é o número de vezes que já utilizaram o Sifeup. O primeiro, Nuno Regadas, foi escolhido como o elemento que já poderia ter utilizado o Sifeup algumas vezes, mas não frequentemente. O segundo, João Melo, utiliza o Sifeup frequentemente, especialmente para consulta da Ementa da cantina, pelo que, supostamente, seria mais fácil concluir as tarefas propostas com sucesso e em menor tempo para ele do que para os outros dois. A última utilizadora, Ana Ferreira, raramente teria utilizado o Sifeup, sendo, portanto e supostamente, mais difícil para ela de concluir as tarefas pedidas.

Contudo, verifiquei que a utilização frequente do Sifeup não é suficiente para que se consiga navegar bem e eficientemente no sistema, nem sequer ter à-vontade e confiança para o explorar. O que muitas vezes acontece a quem tem que aceder a certos conteúdos do Sifeup muitas vezes é ter o link directo guardado no histórico de navegação ou nos favoritos do browser que se utiliza.

Os principais problemas do Sifeup de um modo geral são:
_ a dispersão da informação, sendo que esta é extremamente volumosa;
_ a falta de coerência entre alguns conteúdos e o local ou menu onde estes se encontram ou a partir do qual estão acessíveis;
_ a falta de consistência da barra lateral direita, que muda constantemente conforme se entra ou sai de um menu;
_ os falsos "caminhos de formigas", que induzem o utilizador em erro e que o frustram.

Em caso de optimização, aconselharia a começar exactamente pelos problemas mais fáceis de resolver e que não necessitam de mudanças profundas: os "caminhos de formigas", os atributos "alt" (que poderiam ser mais específicos em alguns casos), etc.
Só depois seria de aconselhar a mudança estrutural mais profunda: a reorganização lógica dos conteúdos.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Análise heurística e testes com utilizadores _ SiFEUP 2

Análise do site Sistema de Informação da FEUP, SIFEUP.

Tese a fundamentar: os sistemas de informação da Universidade do Porto são, regra geral, difíceis de utilizar, mesmo por quem a eles recorre com frequência. Escolha do Sistema da Faculdade de Engenharia por esta ser um núcleo da Universidade do Porto com muita notoriedade e pelo volume de informação disponível.


Análise heurística [Parte 1]


1. Visibilidade do estado dos sistema:

_ Conformance question (CQ): Os utilizadores recebem o devido feedback do sistema, indicando em que estado este se encontra?

_ Evidence of conformance (EC):
O sistema deve indicar nitidamente ao utilizador como se processa a navegação no site e como este responde. Porém, tal não se verifica. Quanto muito, aparece uma página de erro, com um sinal de sentido proibido, indicando que não é possível aceder aos conteúdos desejados por falta de autorização.

_ Motivation (M): Em alguns casos em que a espera é maior, o sistema poderia adoptar uma maneira de dar feedback aos utilizadores sobre o carregamento da página, por exemplo. Contudo, há também que notar que, na maioria dos casos, as páginas não demoram muito tempo a carregar.


2. Controlo e liberdade do utilizador:

_ Conformance question (CQ): Os utilizadores podem fazer o que quiserem?

_ Evidence of conformance (EC):
Um utilizador que conheça bem a organização do Sifeup consegue navegar com algum à-vontade. Porém, esse estado é algo complicado de atingir, já que a navegação é, pelo menos nas primeiras vezes, complexa e intimidatória. Ao perder-se enquanto navega, o utilizador sente dificuldade em encontrar uma lógica na navegação que fez e na que tem que fazer para chegar onde quer.

_ Motivation (M): A navegação poderia ser simplificada de modo a que, das primeiras vezes que o utilizador navegar no site, não se sinta tão frustrado por não encontrar o que quer e por se perder frequentemente. Isto também faz com que evite navegar neste site.


3. Consistência:

_ Conformance question (CQ): Os elementos mantêm-se de umas páginas para as outras ou sofrem alguma alteração?

_ Evidence of conformance (EC):
Nem todos os elementos do site se mantêm. A barra de navegação de links à direita muda constantemente conforme se navega no site. Isto constrange frequentemente os utilizadores, pois não esperam essa mudança.

_ Motivation (M): Havendo necessidade de mudar os itens da barra da direita, seria de relevá-la de alguma forma, mostrando ao utilizador que ela pode mudar quando se mudar de página.



4. Reconhecimento e lembrança:

_ Conformance question (CQ): Os elementos e opções são visíveis? O utilizador é obrigado a lembrar-se das opções e dos objectos do site, ou consegue reconhecer esses factores?

_ Evidence of conformance (EC):
Sendo o Sifeup um sistema no qual proliferam objectos, especialmente links internos, o utilizador sabe onde eles estão por lembrança e não por reconhecimento. Isto verifica-se uma vez que, muitas vezes, o caminho a percorrer para se chegar a um conteúdo não é muito lógico.

_ Motivation (M): Os conteúdos deveriam estar logicamente ordenados, para que o utilizador não tivesse que recorrer à lembrança ("Vi aquele link na barra quando fui à opção X"), mas sim os reconhecesse ("Se quero uma informação sobre o manual de imagem, devo ir ao departamento de imagem").



5. Flexibilidade e eficiência no uso:

_ Conformance question (CQ): O utilizador pode usar atalhos para as opções que visita mais frequentemente ou utilizador motores que lhe tornem a navegação mais eficiente?

_ Evidence of conformance (EC):
O único meio de facilitar a navegação no site e chegar mais rapidamente a qualquer conteúdo é através da utilização do mapa do site. Mesmo a pesquisa não funciona tão bem, porque pode apresentar demasiados resultados, sendo muitos, confusos e difíceis de filtrar.

_ Motivation (M): O site deveria ter ferramentas que orientassem o utilizador à medida que este navega no site, sem que estes tivessem que recorrer ao mapa do site. Para muitos utilizadores, ter que recorrer ao mapa do site já é, por si, um sinal de frustração.


[continua]

terça-feira, 17 de abril de 2007

Análise heurística e testes com utilizadores _ SiFEUP

Análise do site Sistema de Informação da FEUP, SIFEUP.

Tese a fundamentar: os sistemas de informação da Universidade do Porto são, regra geral, difíceis de utilizar, mesmo por quem a eles recorre com frequência. Escolha do Sistema da Faculdade de Engenharia por esta ser um núcleo da Universidade do Porto com muita notoriedade e pelo volume de informação disponível.


Análise heurística [a fazer]
Tururu.

Testes com utilizadores [3 utilizadores]


Tarefas pedidas:
  1. Encontrar a ementa da cantina da FEUP.
  2. Ir à biblioteca e fazer uma pesquisa.
  3. Encontrar o manual de imagem da FEUP.
Nota: Em nenhuma das tarefas se podia utilizar a pesquisa nem o mapa de páginas do site.


Tarefa 1: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Alunos e ir à barra lateral a "Ementa da Cantina de Engenharia"

_ Utilizador 1 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (3 cliques) e desistiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique, após ter avançado o primeiro passo.

Tempo: 3 minutos e 48 segundos
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", o que denotou que o utilizador estava perdido.

_ Utilizador 2 _
Passo 1: Deu dois erros; fez uma terceira tentativa (3 cliques) e conseguiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique.

Tempo: 2 minutos e 17 segundos.
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa na secção "Serviços" por duas ocasiões, o que denotou que o utilizador estava perdido, tal como o primeiro utilizador.

_ Utilizador 3 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (4 cliques) e desistiu.
Passo 2: Deu um erro e desistiu.

Tempo: 4 minutos e 30 segundos
_ Observações: Novamente, muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", "Apontadores", "Guia do estudante", etc., sendo que algumas delas são itens da barra lateral da página inicial. Sentiu-se frustrada e perdida, acabando por desistir.



Tarefa 2: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Bilioteca e fazer uma pesquisa no campo adequado.

_ Utilizador 1 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 11 segundos.
_ Observações: Como já tinha feito muita pesquisa na barra lateral, já sabia que lá iria encontrar o link directo para a Biblioteca.

_ Utilizador 2 _
Passo 1: 3 cliques.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 29 segundos.
_ Observações: Já conhecia a barra lateral, pelo que a maior demora foi na leitura dessa parte do site.

_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 8 segundos.
_ Observações: Já tinha decorado onde estava o link no decorrer da tarefa anterior.




Tarefa 3: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Apresentação e seleccionar Manual de Imagem.

_ Utilizador 1 _
Passo 1: Um erro e 3 cliques na segunda tentativa.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 3 minutos e 24 segundos.
_ Observações: Tentou fazer a pesquisa por departamentos e pelos serviços de imagem, sem resultados, visto aí não haver link para o manual de imagem.

_ Utilizador 2 _
Passo 1: 2 erros e desistiu.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 3 minutos e 40 segundos.
_ Observações: Procurou, tal como o primeiro utilizador, em ligações referentes ao departamento de comunicação e imagem.

_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.

Tempo: 23 segundos.
_ Observações: Não sabia que o link Apresentação ligava ao Manual de Imagem, mas acertou.


Conclusões dos testes com utilizadores:
O Sigarra, de um modo geral, tem muitos conteúdos, o que levanta problemas diversos na organização e na arquitectura da informação.
Por outro lado, o facto de haver uma grande quantidade de informação não significa que esta não possa ser bem organizada, pressupondo isto uma estruturação lógica dos dados.
Neste caso, na maioria das vezes, os utilizadores sentiram-se perdidos quando procuravam informações na primeira página, já que há imensa informação disponível neste espaço. Umas das principais fontes de frustração é a quantidade de informação disponível na barra lateral direita do site. Além de ser imensa informação, não é constante; quando se entra numa secção do site, as ligações disponíveis na barra mudam.

[continua]

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Projecto final _ desenvolvimento

Este post bem que se poderia chamar "Primeiros stresses".
Comecei a fazer o trabalho para a cadeira, ou seja, o site todo, e deparei-me com umas CSS bastante teimosas. Já não basta o simples "copy_paste" para que as coisas fiquem iguais; nãaaaaaao. Estas CSS são teimosas e ainda que o código seja o mesmo, o resultado é sempre diferente.
Vá lá que ao menos já tenho as imagens para passar com o InkScape. :)