quarta-feira, 18 de abril de 2007

Análise heurística e testes com utilizadores _ SiFEUP 2

Análise do site Sistema de Informação da FEUP, SIFEUP.

Tese a fundamentar: os sistemas de informação da Universidade do Porto são, regra geral, difíceis de utilizar, mesmo por quem a eles recorre com frequência. Escolha do Sistema da Faculdade de Engenharia por esta ser um núcleo da Universidade do Porto com muita notoriedade e pelo volume de informação disponível.


Análise heurística [Parte 1]


1. Visibilidade do estado dos sistema:

_ Conformance question (CQ): Os utilizadores recebem o devido feedback do sistema, indicando em que estado este se encontra?

_ Evidence of conformance (EC):
O sistema deve indicar nitidamente ao utilizador como se processa a navegação no site e como este responde. Porém, tal não se verifica. Quanto muito, aparece uma página de erro, com um sinal de sentido proibido, indicando que não é possível aceder aos conteúdos desejados por falta de autorização.

_ Motivation (M): Em alguns casos em que a espera é maior, o sistema poderia adoptar uma maneira de dar feedback aos utilizadores sobre o carregamento da página, por exemplo. Contudo, há também que notar que, na maioria dos casos, as páginas não demoram muito tempo a carregar.


2. Controlo e liberdade do utilizador:

_ Conformance question (CQ): Os utilizadores podem fazer o que quiserem?

_ Evidence of conformance (EC):
Um utilizador que conheça bem a organização do Sifeup consegue navegar com algum à-vontade. Porém, esse estado é algo complicado de atingir, já que a navegação é, pelo menos nas primeiras vezes, complexa e intimidatória. Ao perder-se enquanto navega, o utilizador sente dificuldade em encontrar uma lógica na navegação que fez e na que tem que fazer para chegar onde quer.

_ Motivation (M): A navegação poderia ser simplificada de modo a que, das primeiras vezes que o utilizador navegar no site, não se sinta tão frustrado por não encontrar o que quer e por se perder frequentemente. Isto também faz com que evite navegar neste site.


3. Consistência:

_ Conformance question (CQ): Os elementos mantêm-se de umas páginas para as outras ou sofrem alguma alteração?

_ Evidence of conformance (EC):
Nem todos os elementos do site se mantêm. A barra de navegação de links à direita muda constantemente conforme se navega no site. Isto constrange frequentemente os utilizadores, pois não esperam essa mudança.

_ Motivation (M): Havendo necessidade de mudar os itens da barra da direita, seria de relevá-la de alguma forma, mostrando ao utilizador que ela pode mudar quando se mudar de página.



4. Reconhecimento e lembrança:

_ Conformance question (CQ): Os elementos e opções são visíveis? O utilizador é obrigado a lembrar-se das opções e dos objectos do site, ou consegue reconhecer esses factores?

_ Evidence of conformance (EC):
Sendo o Sifeup um sistema no qual proliferam objectos, especialmente links internos, o utilizador sabe onde eles estão por lembrança e não por reconhecimento. Isto verifica-se uma vez que, muitas vezes, o caminho a percorrer para se chegar a um conteúdo não é muito lógico.

_ Motivation (M): Os conteúdos deveriam estar logicamente ordenados, para que o utilizador não tivesse que recorrer à lembrança ("Vi aquele link na barra quando fui à opção X"), mas sim os reconhecesse ("Se quero uma informação sobre o manual de imagem, devo ir ao departamento de imagem").



5. Flexibilidade e eficiência no uso:

_ Conformance question (CQ): O utilizador pode usar atalhos para as opções que visita mais frequentemente ou utilizador motores que lhe tornem a navegação mais eficiente?

_ Evidence of conformance (EC):
O único meio de facilitar a navegação no site e chegar mais rapidamente a qualquer conteúdo é através da utilização do mapa do site. Mesmo a pesquisa não funciona tão bem, porque pode apresentar demasiados resultados, sendo muitos, confusos e difíceis de filtrar.

_ Motivation (M): O site deveria ter ferramentas que orientassem o utilizador à medida que este navega no site, sem que estes tivessem que recorrer ao mapa do site. Para muitos utilizadores, ter que recorrer ao mapa do site já é, por si, um sinal de frustração.


[continua]

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