Análise heurística e testes com utilizadores _ SiFEUP
Análise do site Sistema de Informação da FEUP, SIFEUP.
Tese a fundamentar: os sistemas de informação da Universidade do Porto são, regra geral, difíceis de utilizar, mesmo por quem a eles recorre com frequência. Escolha do Sistema da Faculdade de Engenharia por esta ser um núcleo da Universidade do Porto com muita notoriedade e pelo volume de informação disponível.
Análise heurística [a fazer]
Tururu.
Testes com utilizadores [3 utilizadores]
Tarefas pedidas:
Tese a fundamentar: os sistemas de informação da Universidade do Porto são, regra geral, difíceis de utilizar, mesmo por quem a eles recorre com frequência. Escolha do Sistema da Faculdade de Engenharia por esta ser um núcleo da Universidade do Porto com muita notoriedade e pelo volume de informação disponível.
Análise heurística [a fazer]
Tururu.
Testes com utilizadores [3 utilizadores]
Tarefas pedidas:
- Encontrar a ementa da cantina da FEUP.
- Ir à biblioteca e fazer uma pesquisa.
- Encontrar o manual de imagem da FEUP.
Nota: Em nenhuma das tarefas se podia utilizar a pesquisa nem o mapa de páginas do site.
Tarefa 1: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Alunos e ir à barra lateral a "Ementa da Cantina de Engenharia"
_ Utilizador 1 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (3 cliques) e desistiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique, após ter avançado o primeiro passo.
Tempo: 3 minutos e 48 segundos
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", o que denotou que o utilizador estava perdido.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: Deu dois erros; fez uma terceira tentativa (3 cliques) e conseguiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique.
Tempo: 2 minutos e 17 segundos.
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa na secção "Serviços" por duas ocasiões, o que denotou que o utilizador estava perdido, tal como o primeiro utilizador.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (4 cliques) e desistiu.
Passo 2: Deu um erro e desistiu.
Tempo: 4 minutos e 30 segundos
_ Observações: Novamente, muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", "Apontadores", "Guia do estudante", etc., sendo que algumas delas são itens da barra lateral da página inicial. Sentiu-se frustrada e perdida, acabando por desistir.
Tarefa 2: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Bilioteca e fazer uma pesquisa no campo adequado.
_ Utilizador 1 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 11 segundos.
_ Observações: Como já tinha feito muita pesquisa na barra lateral, já sabia que lá iria encontrar o link directo para a Biblioteca.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: 3 cliques.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 29 segundos.
_ Observações: Já conhecia a barra lateral, pelo que a maior demora foi na leitura dessa parte do site.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 8 segundos.
_ Observações: Já tinha decorado onde estava o link no decorrer da tarefa anterior.
Tarefa 3: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Apresentação e seleccionar Manual de Imagem.
_ Utilizador 1 _
Passo 1: Um erro e 3 cliques na segunda tentativa.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 3 minutos e 24 segundos.
_ Observações: Tentou fazer a pesquisa por departamentos e pelos serviços de imagem, sem resultados, visto aí não haver link para o manual de imagem.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: 2 erros e desistiu.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 3 minutos e 40 segundos.
_ Observações: Procurou, tal como o primeiro utilizador, em ligações referentes ao departamento de comunicação e imagem.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 23 segundos.
_ Observações: Não sabia que o link Apresentação ligava ao Manual de Imagem, mas acertou.
Conclusões dos testes com utilizadores:
O Sigarra, de um modo geral, tem muitos conteúdos, o que levanta problemas diversos na organização e na arquitectura da informação.
Por outro lado, o facto de haver uma grande quantidade de informação não significa que esta não possa ser bem organizada, pressupondo isto uma estruturação lógica dos dados.
Neste caso, na maioria das vezes, os utilizadores sentiram-se perdidos quando procuravam informações na primeira página, já que há imensa informação disponível neste espaço. Umas das principais fontes de frustração é a quantidade de informação disponível na barra lateral direita do site. Além de ser imensa informação, não é constante; quando se entra numa secção do site, as ligações disponíveis na barra mudam.
[continua]
Tarefa 1: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Alunos e ir à barra lateral a "Ementa da Cantina de Engenharia"
_ Utilizador 1 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (3 cliques) e desistiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique, após ter avançado o primeiro passo.
Tempo: 3 minutos e 48 segundos
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", o que denotou que o utilizador estava perdido.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: Deu dois erros; fez uma terceira tentativa (3 cliques) e conseguiu.
Passo 2: Atingiu o segundo passo em 1 clique.
Tempo: 2 minutos e 17 segundos.
_ Observações: Muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa na secção "Serviços" por duas ocasiões, o que denotou que o utilizador estava perdido, tal como o primeiro utilizador.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: Deu um erro; fez uma segunda tentativa (4 cliques) e desistiu.
Passo 2: Deu um erro e desistiu.
Tempo: 4 minutos e 30 segundos
_ Observações: Novamente, muita pesquisa demorada na barra lateral. Pesquisa em secções do site como "Serviços", "Apontadores", "Guia do estudante", etc., sendo que algumas delas são itens da barra lateral da página inicial. Sentiu-se frustrada e perdida, acabando por desistir.
Tarefa 2: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Bilioteca e fazer uma pesquisa no campo adequado.
_ Utilizador 1 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 11 segundos.
_ Observações: Como já tinha feito muita pesquisa na barra lateral, já sabia que lá iria encontrar o link directo para a Biblioteca.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: 3 cliques.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 29 segundos.
_ Observações: Já conhecia a barra lateral, pelo que a maior demora foi na leitura dessa parte do site.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 8 segundos.
_ Observações: Já tinha decorado onde estava o link no decorrer da tarefa anterior.
Tarefa 3: Esta tarefa requeria dois passos - entrar na secção Apresentação e seleccionar Manual de Imagem.
_ Utilizador 1 _
Passo 1: Um erro e 3 cliques na segunda tentativa.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 3 minutos e 24 segundos.
_ Observações: Tentou fazer a pesquisa por departamentos e pelos serviços de imagem, sem resultados, visto aí não haver link para o manual de imagem.
_ Utilizador 2 _
Passo 1: 2 erros e desistiu.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 3 minutos e 40 segundos.
_ Observações: Procurou, tal como o primeiro utilizador, em ligações referentes ao departamento de comunicação e imagem.
_ Utilizador 3 _
Passo 1: 1 clique.
Passo 2: 1 clique.
Tempo: 23 segundos.
_ Observações: Não sabia que o link Apresentação ligava ao Manual de Imagem, mas acertou.
Conclusões dos testes com utilizadores:
O Sigarra, de um modo geral, tem muitos conteúdos, o que levanta problemas diversos na organização e na arquitectura da informação.
Por outro lado, o facto de haver uma grande quantidade de informação não significa que esta não possa ser bem organizada, pressupondo isto uma estruturação lógica dos dados.
Neste caso, na maioria das vezes, os utilizadores sentiram-se perdidos quando procuravam informações na primeira página, já que há imensa informação disponível neste espaço. Umas das principais fontes de frustração é a quantidade de informação disponível na barra lateral direita do site. Além de ser imensa informação, não é constante; quando se entra numa secção do site, as ligações disponíveis na barra mudam.
[continua]
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